quinta-feira, 7 de junho de 2012

Exemplo - Viagem pela eletricidade.6, Proteção: Os Fusíveis e a função do fio terra.

Continuamos estudando os episódios da série francesa "Petit Voyage en électricité". A série, produzida por Jacques Rouxel em 1981, apresenta os conceitos básicos da eletricidade de uma maneira direta e divertida.

O episódio anterior você assiste aqui. Os dois primeiros episódios você pode assistir aqui.

Jacques Rouxel, grande produtor e  animador francês, produziu para a AAA (Animation Art-graphique audiovisuel) e para a CSI (Cité des sciences et l'Industrie) uma série de 26 episódios de cinco minutos sobre os fenômenos elétricos. A série foi difundida pela televisão francesa a partir de 1996.

A versão que você assistirá a seguir foi traduzida para o Português e disponibilizada pelo canal Anzocontroleeletrico, no YouTube.

No vídeo abaixo vamos tratar da proteção dos circuitos elétricos, isto é, dos perigos que se corre ao sobrecarregarmos as tomadas ligando a elas muitos equipamentos (usando o famoso "benjamim" ou as "extensões"). Fala-se também da função do "fio terra" e da importância das tomadas de três fios que se tornaram obrigatórias no Brasil e dos fusíveis e disjuntores.



No próximo segmento veremos as várias modos em que a energia elétrica pode ser transformada. A energia elétrica pode ser convertida em energia térmica ou em energia luminosa através de um processo chamado "Efeito Joule".

A energia elétrica pode ser convertida em energia mecânica através da indução eletromagnética e também podemos usar a eletricidade no processo de eletrólise.




Para assistir aos próximos vídeos da série "Viagem pela eletricidade" clique aqui.






Os vídeos da série "Petit voyage en électricité" estão disponíveis no canal Anzocontroleeletrico no YouTube.


Produção da série: AAA (Animation Art-graphique audiovisuel). A AAA é uma sociedade francesa especializada na produção de desenhos animados.




Produção da série: CSI (Cité des sciences et l'Industrie). A CSI é uma instituição francesa dedicada a difusão da cultura científica e técnica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...