segunda-feira, 4 de junho de 2012

Exemplo - Viagem pela Eletricidade.5, O Ciclo de Carnot.

Continuamos estudando os episódios da série francesa "Petit Voyage en électricité". A série, produzida por Jacques Rouxel em 1981, apresenta os conceitos básicos da eletricidade de uma maneira direta e divertida.

O episódio anterior você assiste aqui. Os dois primeiros episódios você pode assistir aqui.

Jacques Rouxel, grande produtor e  animador francês, produziu para a AAA (Animation Art-graphique audiovisuel) e para a CSI (Cité des sciences et l'Industrie) uma série de 26 episódios de cinco minutos sobre os fenômenos elétricos. A série foi difundida pela televisão francesa a partir de 1996.

A versão que você assistirá a seguir foi traduzida para o Português e disponibilizada pelo canal Anzocontroleeletrico, no YouTube.

O próximo segmento intitulado "Entre o quente e o frio, o Princípio de Carnot" trata da maneira mais eficiente de se obter trabalho a partir do vapor. Este processo é chamado de Ciclo de carnot.  O Ciclo de Carnot é o limite teórico do rendimento das máquinas térmicas. Nossas usinas térmicas usam processos que buscam a maior aproximação possível desse rendimento limite.





Nosso próximo segmento, "a eletricidade em movimento" trata do sistema de geração e  de distribuição de energia elétrica. Não existe uma tecnologia eficiente para se estocar  energia elétrica em grande quantidade. Assim, ela deve ser gerada à medida que é consumida. No entanto, o consumo de cada cliente  varia muito ao longo do tempo e é difícil de se prever.

O consumo de um cliente individual é impossível de se prever, mas a Estatística fornece meios para a  previsão das necessidades de consumo de energia elétrica quanto tratamos com toda a população.

Assim os países, entre eles o Brasil, constroem seus sistema de distribuição de energia elétrica interligados. Todas as Usinas Elétricas estão unidas uma às outras por linhas de transmissão e, deste modo, conseguem prever e atender instantâneamente às necessidades dos consumidores em qualquer ponto do território nacional.






Para assistir ao próximo episódio clique aqui.




Os vídeos da série "Petit voyage en électricité" estão disponíveis no canal Anzocontroleeletrico no YouTube.


Produção da série: AAA (Animation Art-graphique audiovisuel). A AAA é uma sociedade francesa especializada na produção de desenhos animados.




Produção da série: CSI (Cité des sciences et l'Industrie). A CSI é uma instituição francesa dedicada a difusão da cultura científica e técnica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...