segunda-feira, 2 de abril de 2012

Exemplo - O tamanho de todas as coisas 2.

Qual o menor comprimento possível? Qual o maior comprimento?  Como comparar o tamanho de um carvalho (Veja figura ao lado) com uma estrela?

Para que estas comparações sejam possíveis é necessário usar uma escala. No Sistema Internacional de Unidades (SI) ela é fornecida pelos múltiplos e submúltiplos das unidades das grandezas físicas.

Assim, temos uma espécie de escada onde um objeto num degrau é dez vezes maior que outro objeto no degrau anterior.


Nas ciências, então, organizamos o tamanho dos objetos pelas potências de dez, isto é, por Ordem de Grandeza.  Recorde este conceito aqui.

A equipe do site htwins.net produziu uma apresentação onde estão organizados, por ordem de tamanho, exemplos dos objetos existentes no nosso universo.

Veja aqui a apresentação. Escolha o idioma. Use a barra de rolagem na parte inferior da tela para navegar pela escala.

A jornada começa na escala de tamanho humana. Rolando a barra para a esquerda veremos os objetos menores, para a direita os maiores. Clique sobre os objetos para saber mais sobre eles.

Segundo as mais recentes teorias da Física, o comprimento é quantizado. Isto significa que existe um comprimento mínimo. Os comprimentos maiores seriam então múltiplos dele. Este comprimento se chama "Comprimento de Planck". Este é o nosso ponto de partida.

O maior comprimento possível, o fim da nossa jornada é o próprio Universo. Não  "O Universo" pois este é provavelmente infinito. Estamos falando apenas do universo que podemos observar.

Abra aqui a apresentação e ...Boa jornada!! 




Produção da apresentação: htwins.net




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...