sexta-feira, 8 de julho de 2011

Exemplo - O tamanho de todas as coisas.

Você alguma vez já se perguntou sobre o tamanho dos objetos que existem no nosso universo? Qual é o objeto de menor tamanho? Qual é o de maior tamanho?

Por exemplo, se dividirmos uma barra de chocolate em duas partes iguais e  depois dividirmos novamente uma dessas partes em duas partes iguais e continuarmos a dividir...Até onde poderemos continuar o processo? Há um limite? Existe um "tijolo" fundamental da matéria?

Imagine uma objeto bem grande. Multiplique o seu tamanho por dois. Existirá uma coisa deste tamanho? Se continuarmos a multiplicar por dois o tamanho...Há um limite de tamanho para esse objeto?

A turma do new.htwins.net organizou uma apresentação onde são mostradas, por ordem de tamanho, desde as menores estruturas existentes até as maiores.  Observe que, na ciência, organizamos o tamanho dos objetos por ordens de grandeza, isto é, por potências de dez. Na apresentação os objetos são organizados desta maneira. Observe a tabela abaixo.

Nela temos as ordens de grandezas ( Veja a coluna FATOR )  maiores que o metro. Por exemplo, a ordem de grandeza do prefixo quilo se refere a objetos de tamanho mil vezes maior que 01 metro. Na tabela a seguir:


Temos as ordens de grandeza ( Veja a coluna FATOR ) menores que 01 metro. Por exemplo, a ordem de grandeza do prefixo mili se refere a objetos de tamanho mil vezes menor que 01 metro.

Clique aqui e abra a animação. Clique em "Play" para iniciar. Mova o cursor da barra inferior para a esquerda você irá para as coisas menores; mova para a direita e irá para as maiores.

Começamos com as menores estruturas. O "tijolo de construção" da matéria. São as chamadas cordas. Nesta escala temos o menor tamanho possível de ser medido: O comprimento de Planck. Depois, subindo a escala de tamanho temos as partículas: Neutrinos, quarks, elétrons, prótons, etc.

No centro da escala estamos nós, os humanos. Afinal, somos nós que estamos medindo as coisas. Nada mais justo.

No ponto mais alto da escala estão os super aglomerados de Galáxias. Observe que não podemos observar todo o universo. Existe uma fronteira pois afinal as informações e interações viajam no máximo com a velocidade da luz. Como a idade do universo é finita, é possível que existam partes do universo cuja luz ainda não teve tempo de chegar até nós. O que existirá além desta fronteira?...Só Deus sabe.

Clique aqui e abra a animação. Observe com cuidado as ordens de grandeza e...Bom divertimento!





Produção da animação: http://htwins.net
Informação via:  http://likeaphysicist.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...