Objetivos do blog.



Porto de Olinda, nanquim de Eduardo de Almeida
 

Nosso blog, professor biriba, é uma iniciativa pessoal. Nasce das necessidades didáticas de um professor de Física do ensino médio, que leciona na rede de ensino da região metropolitana do Rio de Janeiro.  Pretende atender as necessidades de outros professores de Física que tenham a intenção de começar a usar as ferramentas que a moderna tecnologia da informação nos oferece.  Ele   ainda pode ser usado com proveito também pelos nossos estudantes e por todos aqueles que tenham interesse na Física.

Nosso blog é um depósito de informações sobre a Física ensinada no ensino médio. Como um depósito de mercadorias de um porto. Nada mais do que isto. Nosso trabalho consiste em reunir  informações sobre ciências, especialmente sobre a Física, disponíveis na web, coloca-las no contexto do ensino médio e disponibiliza-las no blog. Usamos simulações, animações, textos,vídeos e o que mais estiver disponível e for útil para o aprendizado da Física.


Cada postagem se refere a um assunto bem específico. Na verdade, temos a intenção de fazer de  cada uma delas   um "átomo" de informação. Temos a esperança de, com o passar do tempo, reunir um número suficiente de postagens de tal maneira que elas, no seu conjunto, cubram todos os assuntos abordados no Ensino Médio.

Nossa intenção é fazer com que cada postagem seja facilmente inserida no texto  de uma aula. Por exemplo:

 ..."Os corpos aumentam de volume com o aumento da sua temperatura. Esta é a regra geral. No entanto temos algumas exceções. A água, por exemplo, apresenta um comportamento oposto quando sua temperatura varia próximo dos 4,0 ºC. Este comportamento tem importante consequências na  ecologia"...


.." o melhor exemplo no estudo das lentes delgadas é o próprio olho humano. Dois dos defeitos mais comuns da visão são a hipermetropia e a miopia. Eles são explicados no vídeo usando uma lente e os conceitos de foco e raio luminoso"...

Note que o professor, com grande facilidade, pode inserir os links de acordo com suas necessidades e construir o seu texto em "camadas" de informação. Isto vai resultar num texto mais limpo pois grande parte das "explicações" necessárias serão fornecidas pelos links.



Temos postagem que explicam um dado conceito. Outras são exemplos. Outras ainda são exercícios, informações complementares, exercicios de fixação, sugestão de sites ,etc.

Para o aluno que porventura usa nosso blog sugerimos o uso dos marcadores de postagem. Assim, se você estiver interessado nas Leis de Kepler,  clique no marcador " Leis de kepler" relacionado na coluna lateral da página. Com isto serão selecionadas todas as postagens referentes a este assunto.


No nosso trabalho usamos um blog para cada ano do ensino médio onde postamos um resumo de cada aula, exercícios e outras informações de interesse. Escolhemos a(s) postagem(s) adequada(s) ao assunto tratado e vamos fazendo os links da maneira mencionada acima.




Siga os links abaixo e veja alguns exemplos de utilização do nosso blog:
Atenção: Os blogs acompanham o ano letivo e são refeitos a cada ano.


Agradecemos sugestões, comentários e também críticas. Nosso endereço para contato:



Esperamos que nosso trabalho possa ser de alguma utilidade.

professor biriba.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...