quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ferramenta para ensino - Material para Feira de Ciências.

Entre as atividades que mais mobilizam os estudantes está a Feira de Ciências. Geralmente, durante a preparação dos projetos, a parte mais difícil para os alunos é a da escolha dos temas. 

Para isto o site do professor Luiz Ferraz Netto será de grande ajuda. O professor Léo, físico formado pela USP, lecionou Física e Matemática na cidade de Barretos, no estado de São Paulo. Teve atuação marcante durante sua carreira e seu site Feira de Ciências é testemunha disto. O professor faleceu em julho de 2012.

Para obter ideias de projetos para a sua Feira de Ciências visite a aba "Sala de Exposições". Temos 27 salas, em cada uma delas você encontra dicas para a organização de Feiras de Ciências e, além disto, um resumo dos conteúdos de Física que poderão ser abordados.

Montagem para Holografia.

Para os estudantes, estão listados uma série de exemplos de experimentos e um passo a passo para a montagem. Todas muito simples e ao alcance dos alunos.

Clique aqui para acessar o site. Boa pesquisa!




Imagens do post: Foram retiradas do site Feira de Ciências.




segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ferramenta para ensino - Search-cube, um mecanismo de busca visual.

Quando se fala em Mecanismos de Busca na Web o Google domina. Ainda assim existem algumas opções interessantes.

Search-cube é uma dessas opções. Segundo os seus criadores ele deve ser considerado (ainda) como um experimento. Ele tem a máquina de busca do Google por trás e necessita do Java script e do Flash Player instalados no computador.

A novidade é o modo de apresentação dos resultados da busca. Eles são apresentados visualmente, em três dimensões, como imagens sobre a superfície de um cubo. 

Cada resultado é apresentado como um thumbnail. Em cada busca são apresentados o máximo de 96 resultados. Thumbnails são pequenas imagens. Ao clicarmos sobre elas acessamos o site a que ela se refere. Clique aqui para acessar o Search-Cube.



Para girar o cubo use as teclas das setas do teclado. Para acessar os sites clique sobre os Thumbnails. 

O mecanismo tem alguma dificuldade com os termos de busca em português mas funciona bem. Além disto é muito mais divertido.

Tenho certeza que seus alunos vão gostar. Clique aqui e boa pesquisa.





Produção: Symmetri é uma empresa de desenvolvimento de software. Os Thumbnails são produzidos pela Thumbshots.



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Ferramenta para Ensino - DrawSpace, um site para aprender a desenhar.

DrawSpace é o site de uma comunidade internacional de artistas, professores e entusiastas  interessados em artes plásticas. O Objetivo é ensinar as pessoas a desenhar.

O site oferece um curso de Desenho composto de 200 lições gratuitas. Você pode usar as lições em atividades educacionais. Infelizmente temos as lições somente em Inglês. Uma opção é usar o tradutor do Google.

Clicando aqui você terá acesso ao conjunto de 200 lições gratuitas. Temos lições para iniciantes, as lições de nível A (Resources), e elas vão crescendo em dificuldade  pela ordem alfabética até o nível Z (Drawing on the Masters). Você pode baixar a lição em pdf ou estuda-la  na Web.




Clique aqui e acesse as lições. Creio que elas podem ser úteis para o professor e para os alunos interessados em Artes Plásticas.





DrawSpace é o site de uma comunidade internacional de artistas, professores e entusiastas em artes plásticas. As lições estão disponibilizadas sob a Licença Creative Commons. Os desenhos apresentados acima são do site.


Informação via The Teacher List. Site sobre educação canadense de Pete Mackey, um professor de História e também professor de Ciência da Computação, na cidade de Alberta, Canada.




segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Exemplo - A Inércia. A primeira Lei de Newton.

Estamos estudando a Primeira Lei do movimento de Newton, também chamada Lei da Inércia. 

Em linguagem popular esta Lei afirma que um objeto somente altera a sua velocidade quando alguém, ou alguma coisa, exerce sobre ele uma força.

Esta propriedade dos objetos é chamada Inércia. Segundo Newton,  todos os objetos com massa possuem Inércia. Entre esses objetos com massa estão os ovos de galinha.

Na demonstração a seguir, filmada pelos alunos da Ellis Elementary School, uma escola americana de ensino fundamental, veremos a primeira lei em ação.

Na primeira montagem mostrada no vídeo, um ovo está em repouso sobre um tubo de papelão que está apoiado sobre um prato e este, por sua vez, está apoiado sobre um copo.

A força gravitacional está atuando sobre o ovo. Quando o apoio do tubo de papelão for retirado o ovo será acelerado por ela na direção vertical, para baixo, e deve entrar pela boca do copo. Repare que o ovo e o copo estão na mesma linha vertical.

No entanto, segundo a Primeira Lei de Newton, isto acontece somente se não houver outra força, numa direção diferente da vertical, atuando sobre o ovo. Se existir uma força lateral atuando sobre o ovo ele deve se desviar para o lado e cair fora do copo.

Quando a aluna tenta, pela primeira vez, retirar o apoio, ela o faz lentamente. Isto permite que um impulso, na direção horizontal, seja transferido ao ovo. Ele é então deslocado para o lado e cai fora do copo.

Na segunda tentativa, a aluna age rapidamente e nenhum Impulso lateral é transmitido ao ovo pelo tubo. Assim, como prevê a Primeira Lei de Newton, o ovo não sofre desvio e cai dentro  no copo.



Na segunda demonstração (Veja a foto no topo da página), o aluno retira rapidamente o papel sob a caneca e os copos. Esta rapidez não permite que a força de atrito nos objetos sobre o papel dê a eles um impulso na direção horizontal e assim, como afirma a  lei da Inércia, eles não se movimentam horizontalmente junto com o papel.

Veja outro vídeo com outra demonstração da primeira lei de Newton clicando aqui.



Produção: Next Vista for Learning, um site da NextVista.org, oferece uma coleção de vídeos educacionais de autoria de professores e alunos sob licença Criative Commons.







quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Exemplo - Imagens dos locais de pouso das naves do programa Apolo.

A Agência americana NASA gerencia um programa de preparação para o retorno dos americanos à Lua. A missão LRO  de reconhecimento lunar é parte desse esforço.

A nave robô pesquisa os recursos lunares, procura por água  e mapeia a superfície do nosso satélite. Se desejar acesse mais informações sobre o programa aqui.

A sonda LRO, Lunar Reconnaissance Orbiter, analisa a superfície da     nossa lua em várias faixas do espectro eletromagnetico. Faz também um levantamento do relevo lunar na faixa da luz visível. No vídeo abaixo veremos um trecho desse filme.

Sempre que menciono, nas minhas aulas, a saga do programa Apolo e o pouso dos americanos na Lua, sem exceção, pelo menos um  aluno levanta alguma teoria da conspiração: O pouso foi uma farsa.

Pois bem. A sonda filmou os locais da alunissagem dos módulos de descida das naves Apolo, missões 12, 14 e 17, com definição inédita. Você pode observar também os aparelhos deixados na superfície da Lua e até as pegadas deixadas pelos astronautas. Veja o vídeo abaixo.




Claro, pode-se alegar que este filme também é falso. Mas neste caso....








O vídeo pode ser encontrado no site Space.com.




Produção do vídeo: Goddard Space Center, divisão da Agência americana NASA.




segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Exercício - Ortografia Inglesa.

Temos aqui uma atividade interessante. Ela pretende oferecer a você a oportunidade de treinar a escrita de palavras em Inglês. Chama-se "O construtor de palavras".

Clique aqui para abrir o "Word builder". Você poderá escolher entre seis níveis. Eles crescem em dificuldade do nível 1 para o nível 6. Feita a escolha do nível clique no botão "go".

Espere a esteira da animação parar e clique sobre o homenzinho careca para obter a primeira palavra. Atenção para a pronúncia. Arraste as letras na ordem correta e clique no homenzinho para verificar a resposta.


Se a palavra formada estiver escrita de maneira incorreta, as letras com posição trocada voltaram para a esteira. Você deve tentar novamente até acertar a ortografia. Isto feito, para continuar, clique no homenzinho careca de novo.

Clique aqui para abrir o "Word builder". Bom estudo!




Produção do jogo: Harcourt School Publishers.



Informação via The Teacher List. Site sobre educação canadense de Pete Mackey, um professor de História e também professor de Ciência da Computação, na cidade de Alberta, Canada.



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Aula - Por que Plutão não é mais um planeta.

No primeiro semestre de 2012, um time de astrônomos, usando o Telescópio Espacial Hubble, descobriu mais uma lua de Plutão. Esta é a quinta lua descoberta em torno deste planeta.

Veja na foto abaixo, obtida pelo Hubble. A  Lua  recém descoberta está marcada pelo círculo azul. Note também  as outras quatro luas e as suas  órbitas. Para mais informações sobre esta descoberta clique aqui.

Plutão é um planeta pequeno, mesmo comparado com os planetas internos: Mercúrio, Vênus e Terra. No entanto, apresenta características interessantes.

A sua órbita é uma delas. Ela é a de maior inclinação em relação a Elíptica. Devido ao seu tamanho é surpreendente que consiga manter ao seu redor cinco luas pequenas, a maior delas e a mais próxima do planeta recebeu o nome de Charon.


Compass and Scale Image of Pluto
Source: Hubblesite.org


Plutão é o planeta de órbita mais externa entre os planetas do sistema solar. Alguns anos atrás, os astrônomos decidiram não mais considerar Plutão como um planeta de pleno direito. Plutão é agora um planeta anão.

Pode parecer estranho para a maioria das pessoas uma decisão desse tipo. No entanto, como não poderia deixar de ser, tal decisão está bem fundamentada.

Veja no vídeo abaixo quais os argumentos apresentados pelos astrônomos para retirar Plutão da família dos planetas solares.





Não esqueça de ativar as legendas em Português do vídeo. Se desejar leia a transcrição do áudio  aqui.





Produção do vídeo: Canal C. G. P. Grey, no Youtube.



segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Exemplo - A trajetória e a velocidade mudam com o referencial.

Teacher's Domain, um dos site da Rede de Televisão Pública Americana, PBS, filmou a experiência de pensamento imaginada por Galileu para responder  a  uma questão embaraçosa apresentada por seus oponentes.

A questão é: Se o planeta Terra realmente se move, por que não percebemos esse movimento? Veja a experiência aqui.

Neste post iremos aproveitar o mesmo vídeo para estudar como a trajetória descrita por um objeto e a sua velocidade variam de acordo com a mudança do referencial a partir do qual são observadas.

No vídeo mencionado, nos interessa o segmento que começa em 0:50 e vai até 0:44. Nele é mostrada a cavalgada de um cavaleiro. Ele deixa cair uma esfera de sua mão.

O primeiro referencial é o próprio cavalo. Você deve imaginar-se na posição do cavaleiro. Observe a seta vermelha nas fotos abaixo. Ela mostra o movimento da esfera.  


Abra o vídeo aqui. Repare que para os olhos do cavaleiro, a esfera acompanha o cavalo e descreve, enquanto cai, uma trajetória retilínea, na vertical. Medida deste referencial, no cavalo, a velocidade tem direção vertical e é proporcionada pela ação da gravitação.

Você deve agora imaginar-se olhando a cena pela câmara que registrou o evento. Repare nas fotos abaixo. A seta amarela indica a posição da esfera e a curva vermelha a sua trajetória.


Repare que, no novo referencial, a trajetória da esfera é curva. Neste referencial a velocidade tem a direção tangente a curva pois é a soma da velocidade horizontal, proporcionada pelo cavalo com a velocidade vertical, sempre crescente, proporcionada pela gravitação.

Abra o vídeo aqui. Bom estudo!





Produção: Nova - Science now  é o site educacional da Public Broadcasting Service PBS, a Rede de Televisão Pública Americana.



Imagem do topo da página: "Galileu Galilei". Imagem de Galileo's Battle for Heavens,  documentário de PBS.



quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Exemplo - O experimento de galileu sobre o movimento da Terra.

A Terra percorre sua órbita em torno do Sol a uma velocidade bastante alta. Isto todos sabemos. Mas não é o que você sente ao se levantar da cama todas as manhãs.

A Terra é sólida e imóvel para os nossos sentidos. Para os seus olhos é o Sol que nasce e se põe todo dia.

Galileu defendia a teoria heliocêntrica de Copérnico. Logo, tinha que responder a essa questão dos seus oponentes: Afinal, se a Terra se move por que não sentimos o movimento?

Para explicar esse fenômeno ele criou a seguinte experiência de pensamento. Imagine um cavaleiro sobre sua montaria. Ambos estão imóveis. Se o cavaleiro deixa cair uma esfera ela descreve uma trajetória retilínea até o chão. O que aconteceria se o cavaleiro deixasse cair a esfera com o cavalo se movimentando?


A trajetória da esfera é reta. Tome com referência as costas do cavaleiro.

O cavalo representa a Terra em movimento. Ora, Galileu afirma, o cavaleiro tem o mesmo movimento horizontal do cavalo e sua mão transmite para a esfera esse mesmo movimento enquanto a segura.

Veja a figura acima. Quando a esfera está no ar ela conserva esse movimento horizontal transmitido pelo cavaleiro. Para ver melhor nós podemos aproveitar o trabalho do pessoal do site Teacher's Domain. Eles realizaram a experiência que Galileu apenas imaginou. Clique aqui para ver o vídeo.

Para o cavaleiro a esfera cai com a mesma trajetória retilínea com ela caiu quando ele e o cavalo estavam parados. Apenas observando o movimento da esfera o cavaleiro não pode distinguir as duas situações, isto é, ele não pode perceber se o cavalo está parado ou em movimento.

Assim como o cavaleiro sobre o cavalo em movimento, Galileu explica, todos os objetos sobre a superfície terrestre compartilham o movimento da Terra, inclusive você. Portanto, eles e você não podem perceber o movimento da Terra.

Clique aqui e abra o vídeo. Estude com cuidado e se convença das afirmações de Galileu.




Produção: Nova - Science now  é o site educacional da Public Broadcasting Service PBS, a Rede de Televisão Pública Americana.



Imagem do topo da página; Extrato do quadro "Galileu perante a Inquisição"de J. Robert-Fleury.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...