segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Exemplo - Viagem pela Eletricidade.10 - Capacitores e Indutores.

Continuamos estudando os episódios da série francesa "Petit Voyage en électricité". A série, produzida por Jacques Rouxel em 1981, apresenta os conceitos básicos da eletricidade de uma maneira direta e divertida.

O episódio anterior você assiste aqui. Os dois primeiros episódios você pode assistir aqui.

Jacques Rouxel, grande produtor e  animador francês, produziu para a AAA (Animation Art-graphique audiovisuel) e para a CSI (Cité des sciences et l'Industrie) uma série de 26 episódios de cinco minutos sobre os fenômenos elétricos. A série foi difundida pela televisão francesa a partir de 1996.

A versão que você assistirá a seguir foi traduzida para o Português e disponibilizada pelo canal Anzocontroleeletrico, no YouTube.

No primeiro vídeo trabalhamos os Capacitores. Os Capacitores são usados na conversão de corrente alternada para contínua; nos circuitos dos aparelhos de  rádio onde, manipulando o botão do sintonizador,   formado por um conjunto de capacitores, variamos a capacitância e o circuito sintoniza determinada frequência, isto é, determinada estação de rádio.

É usado também na divisão de frequências onde bloqueia correntes de baixas frequências, deixando passar correntes alternadas de frequências mais altas. Isto é útil, por exemplo, quando em uma música deseja-se separar os agudos (frequências altas) dos graves ( frequências mais baixas).


No segundo vídeo fala-se sobre os indutores ou bobinas. Os indutores armazenam energia no campo magnético que eles geram quando passa por eles uma corrente alternada. São usados em filtros, conversores e reguladores.




Para assistir os próximos seguimentos da série Viagem pela eletricidade clique aqui.






Os vídeos da série "Petit voyage en électricité" estão disponíveis no canal Anzocontroleeletrico no YouTube.


Produção da série: AAA (Animation Art-graphique audiovisuel). A AAA é uma sociedade francesa especializada na produção de desenhos animados.




Produção da série: CSI (Cité des sciences et l'Industrie). A CSI é uma instituição francesa dedicada a difusão da cultura científica e técnica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...