quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Exemplo - Viagem pela eletricidade 13. O fator de potência.

Continuamos estudando os episódios da série francesa "Petit Voyage en électricité". Você assistirá agora os dois últimos episódios. A série, produzida por Jacques Rouxel em 1981, apresenta os conceitos básicos da eletricidade de uma maneira direta e divertida.

O episódio anterior você assiste aqui. Os dois primeiros episódios você pode assistir aqui.

Jacques Rouxel, grande produtor e animador francês, produziu para a AAA (Animation Art-graphique audiovisuel) e para a CSI (Cité des sciences et l'Industrie) uma série de 26 episódios de cinco minutos sobre os fenômenos elétricos. A série foi difundida pela televisão francesa a partir de 1996.

A versão que você assistirá a seguir foi traduzida para o Português e disponibilizada pelo canal Anzocontroleeletrico, no YouTube.

Atenção: Os próximos vídeos tratam de conteúdos de Eletricidade que estão fora do currículo do Ensino Médio Regular mas que estão presentes nos currículos dos Cursos Técnicos de Eletricidade.

Estamos trabalhando agora com circuitos elétricos de corrente alternada. Nesses circuitos o conceito de  resistência é ampliado. A potência elétrica efetiva é dada pelo produto P = V.I. Nos circuitos alternados quando há cargas indutivas e capacitivas essa relação não é mais válida. Neste caso a potência elétrica efetiva é dada por  P - V.I.cosFI. Onde o cosFI é chamado fator de potência.




No vídeo seguinte trabalhamos o modelo atômico de Bohr, o conceito de isolante e condutor e semicondutor. Trabalhamos também o Efeito Joule e  a variação da resistência com a temperatura.




Estes são os episódios finais da série Petit voyage en électricité. Os dois primeiros episódios você pode assistir aqui





Os vídeos da série "Petit voyage en électricité" estão disponíveis no canal Anzocontroleeletrico no YouTube.



Produção da série: AAA (Animation Art-graphique audiovisuel). A AAA é uma sociedade francesa especializada na produção de desenhos animados.




Produção da série: CSI (Cité des sciences et l'Industrie). A CSI é uma instituição francesa dedicada a difusão da cultura científica e técnica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...