segunda-feira, 23 de julho de 2012

Exemplo - As Correntes Oceânicas superficiais.

Os Oceanos da Terra absorvem uma enorme quantidade de energia vinda do sol. Essa energia térmica é distribuída pelo planeta por meio de verdadeiros "rios" dentro do mar chamados de correntes oceânicas. 

Obtenha mais informações sobre elas aqui. Este mecanismo de distribuição de energia térmica é um dos principais determinantes do Clima Terrestre. 


A vídeo abaixo mostra a animação do movimento das águas oceânicas superficiais durante o período de Junho de 2005 a Dezembro de 2009. Esta visualização foi produzida pela  NASA/JPL, usando um modelo computacional chamado ECCO-2, Estimating The Circulation and Climate of the Ocean, fase 2. 

A animação mostra as correntes oceânicas em escala global, no entanto, as principais correntes superficiais são facilmente identificadas. Veja, por exemplo, a Corrente do Golfo que se move da costa americana para a Europa. Repare também na movimentação das águas do Atlântico na costa brasileira.





Repare ainda na turbulência das águas em frente ao Cabo da Boa Esperança, na Africa do Sul. No tempo das navegações portuguesas o cabo era chamado de "Cabo das Tormentas". Com toda razão, diga-se de passagem.

Vencer essas águas ou "dobrar o cabo" foi um grande feito dos navegantes portugueses. Vasco da Gama enfrentou tudo isto numa caravela....






As informações sobre as correntes oceânicas são do site Alfaconection, do professor Lucien Alhanati.


Produção do vídeo:  Goddard Space Flight Center O vídeo pode ser encontrado no canal  Nasa Goddard, no Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...