segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Aula - Fuso horário

O. Greenwich
É de se esperar que ao meio dia o sol esteja a pino. Afinal, o dia é determinado pelo movimento do sol no céu. Claro, devido a forma esférica do nosso planeta isto não é possível em todos os lugares se todos seguirem a mesma hora. Veja aqui um vídeo da linha do dia, o Terminador, avançando pela superfície da Terra. Até o século XVII era comum cada cidade ter o seu próprio horário acertado a partir do momento do sol no ponto mais alto no céu ( meio dia ).

Em 1884, na cidade de Washington, Estados Unidos da América, realizou-se a Conferência Internacional do Primeiro Meridiano com a participação de 24 países. A proposta do encontro era padronizar a utilização mundial da hora legal  Como resultado decidiu-se que o tempo seria medido a partir da hora de Londres e pela criação dos Fusos Horários. Afinal todos merecem ter o sol a pino sobre suas cabeças quando o relógio marca meio dia.

A Terra foi dividida como uma laranja: Em gomos. Criou-se 24 gomos, medindo 15°. delimitados pelos meridianos medidos a partir do meridiano que passa pelo Observatório de Greenwich ( próximo a Londres). Este meridiano, a longitude 0°,  ficou definido por convenção como a base para cálculo internacional de horário, chamado GMT (Greenwich Mean Time), o Tempo Médio de Greenwich.

Fuso horário

Como a Terra gira de Oeste para Leste, a partir do horário de Greenwich, atrasamos os relógios de uma hora, para cada fuso horário, na direção oeste. Na direção Leste, ao contrário, os relógios são adiantados uma hora para cada fuso horário até ao Meridiano de 180º - o Anti-Meridiano, situado no Oceano Pacífico, onde seria a Linha Internacional de Data.

Tudo muito bonito e simples. No entanto, deve-se atender as solicitações políticas de cada país e, no fim das contas, a coisa toda ficou um pouco confusa.

Clique na animação. Espere o programa carregar, clique em "continue" e veja o trabalho da BBC- News World. Nele temos uma animação que mostra todos os 24 fusos horários como são hoje. Cique na barra inferior para girar o globo e selecionar os fusos. Para detalhes de cada fuso horário abra os balões e assista um pequeno vídeo sobre os países daquele fuso horário.

No fuso +12, ou -12, está a Linha Internacional de Data. Ao cruza-la passamos de uma data para outra. As comemorações da passagem de ano começam aqui. Repare na confusão. Os limites dos fusos deveriam seguir os meridianos mas, ao contrário, descrevem curvas, seguindo fronteiras, atendendo as conveniências de cada país. Os gomos da laranja já não são os mesmos. Até o Brasil entrou na dança das modificações. Veja aqui.

Clique na animação.  Espere o programa carregar, clique em "continue". Repare ainda que a China, um país de grande extensão territorial usa somente um fuso horário. A Russia que tem tamanho semelhante , por outro lado, usa nove fusos horários.




Imagem: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...