segunda-feira, 13 de junho de 2011

Aula - Reduzir duas frações ao mesmo denominador.

Qual entre as frações na imagem ao lado é a maior? Note, não dá para compara-las pois elas não têm o mesmo denominador. Não podemos também soma-las ou calcular a diferença entre elas.

Para comparar, para somar ou subtrair duas ou mais frações é necessário primeiro reduzi-las a um denominador comum. Isto significa encontrar duas novas frações, equivalentes às duas primeiras e que tenham o mesmo denominador. Veja o que são frações equivalentes aqui.

A seguir, vamos usar duas pizzas para mostrar, de maneira concreta, a operação matemática de reduzir ao mesmo denominador duas frações.

Temos abaixo duas pizzas de mesmo tamanho, divididas em pedaços iguais. Os pedaços ainda não comidos estão em vermelho e azul e são representados pelas frações mostradas logo abaixo da figura.


Estas duas frações têm denominadores diferentes. O primeiro passo para reduzi-las a um denominador comum é encontrar duas frações equivalentes às primeiras, isto é, frações que representem a mesma quantidade de pizza e que tenham, evidentemente, o mesmo denominador.

Vamos dividir as duas pizzas acima em seis pedaços iguais (linhas tracejadas):


Assim, as frações acima, embora diferentes das primeiras representam as mesmas quantidades de pizza e são, portanto, equivalentes às duas frações originais.

Com isto, temos duas frações diferentes das duas primeiras mas que representam a mesma quantidade de pizza. Isto é, elas representam os mesmos números. Como agora elas têm o mesmo denominador podemos compara-las e operar com elas.

Em termos matemáticos o que fizemos foi o seguinte:
  1. Calculamos o mínimo múltiplo comum (M.M.C) entre os denominadores das frações originais, isto é, os números  3 e 2. O M.M.C  entre 2 e 3 é 6. O número 6 é, portanto, o denominador comum que procuramos.
  2. Para calcular o numerador das duas novas frações fazemos o seguinte: Para cada uma delas dividimos o MMC ( o número 6, no exemplo ) pelo denominador da fração original e o resultado multiplicamos pelo numerador da fração original. O resultado é o numerador procurado.
Assim:


Com isto reduzimos as duas frações ao mesmo denominador.

10 comentários:

  1. isso não encino nada vcs tem certeza que sabe alguma cs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não ensinou nada, pelo menos eu não conseguir entender !

      - Precisou ser mas simplifico... :S

      Excluir
  2. Ensino sim é só presta atenção que aprende rapidinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - naada a ver, ele não ensinou nada só fez digitar, digitar e digitar e não explicou nadaaa.... basta vc ver quantas pessoas não entendeeeu o assunto..

      - 1000 Beijo0os Praa Vo0oc',, :)

      Excluir
  3. poxa eu queria saber muito e de tres quarto e 2 quintos mais não consigo poxa ,, o que vcs colocaram não adianta nada e esse trabalho que eu estou fazendo e para segunda.

    ResponderExcluir
  4. muito obrigada ajudou bastante eu não sabia quase nada e estou tentando prestar concurso do cephas...

    ResponderExcluir
  5. Eu pensada que eu não entenderia,mas se prestarem atenção vão ver que é muito fácil.Valeu,ajudou muito.

    ResponderExcluir
  6. sabe o q ele encinou? nada nada nada nada ele n ensinou nada eu n entendi coisa nehuma vou ter q istuda ate a madrugada se n vou entra na taca se euuuuuu vouuu ficaar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...