segunda-feira, 19 de julho de 2010

Exercício - Força centrípeta.

Vamos estudar a animação do movimento circular vertical ( com aceleração variável ) de uma bola sob a ação da força peso ( W ) e da Tração ( T ) aplicada por uma corda. A força de resistência do ar não é considerada bem como a massa da corda.

Existem dois mostradores: um marca a velocidade da bola e o outro a intensidade da Tensão aplicada pela corda. As unidades são arbitrárias. Na parte inferior esquerda existe um botão para ajustar a intensidade da velocidade e outro para parar/iniciar o movimento.

Você deve imaginar um sistema de eixos cartesianos com origem sobre a bola. Um dois eixos deve estar sobre a corda e o outro será tangente à trajetória da bola. Considere a resultante da soma da força peso e da Tração. É ela a responsável pelo movimento. A componente da resultante ao longo da corda é a força centrípeta. Ela se encarrega de mudar a direção da velocidade da bola.

A outra componente da resultante ( a componente tangencial ) muda o módulo da velocidade da bola. Note que o movimento é acelerado na descida e desacelerado na subida da bola. A velocidade é máxima no ponto inferior e mínima no ponto superior. Considere as posições "Norte", "Sul". "leste" e "oeste".

Use um caderno e faça os seguintes exercícios:


  • Ajuste a velocidade para a posição 02. Observe a animação. Reproduza no caderno as setas das forças peso e da Tração nas quatro posições.
  • Faça a soma vetorial delas nas quatro posições.
  • Justifique o fato da seta da força resultante apontar sempre para dentro da curva e de apontar na direção do movimento na descida e na direção oposta na subida.
  • Observe que a Tração na corda aumenta e diminui acompanhando a intensidade da velocidade. Justifique.
  • Faça a soma vetorial da força peso e da Tração nas quatro posições mas agora imagine que a Tração não muda ( desenhe a seta sempre do tamanho que ela tem na posição "Norte" ). O que acontece?
  • Ajuste a velocidade para a posição 04. Quais modificações ocorrem nas forças que atuam sobre a bola? Se a velocidade aumentar indefinidamente, o que acontece?

Estude com cuidado a animação. Você vai obter um conhecimento sólido do que é a força centrípeta e de qual o seu papel nas mudanças de direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...