domingo, 14 de março de 2010

Exemplo - Ordem de grandeza de uma medida.

A melhor maneira de escrever o resultado da medida de uma grandeza física é a chamada "notação científica". Entre outras vantagens, escrever as medidas dessa maneira, ou seja, usando as potências de dez, nos permite ter uma idéia do "tamanho" da medida e dos seus algarismos significativos. A potência de dez é o que chamamos "ordem de grandeza" da medida.

Ordem de grandeza de uma medida nada mais é então que uma maneira de organizar as grandezas numa escala de tamanho. As potências de dez são uma maneira conveniente de escrever um número muito grande ou muito pequeno. Basta um rápido olhar e já sabemos se o número é muito grande (potência positiva) ou muito pequeno ( potência negativa ). Observe que cada unidade somada ao expoente da potência significa multiplicar o número por dez. Do mesmo modo, cada unidade subtraída significa dividir o número por dez.

O filme a seguir mostra o tamanho das coisas do mundo em ordem de grandeza crescente e depois decrescente. A viagem nos dá uma visão do universo desde o nosso grupo local de galáxias ( Andromêda, Via Láctea,nuvens de Magalhães, etc... ), a dez milhões anos luz de distância , passando pela via láctea, o sistema solar, a Terra, os Estados Unidos, uma pessoa fazendo um piquenique, a sua mão, as células da pele, o núcleo, o DNA. Seguindo em ordem de grandeza cada vez menor até chegar ao mundo subatômico dos prótons, elétrons e quarks ( 100 attometros ).

Note o uso dos múltiplos e submúltiplos do SI e a ordem de grandeza ( potência de dez ). Cada quadrado mostrado no filme mostra uma área dez vezes maior ou menor em tamanho que o quadrado anterior.


powers of ten :: charles and ray eames from bacteriasleep on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...